quarta-feira, 18 de junho de 2008

A incrível mania de gostar de Dire Straits



Um som mais leve que os acordes demasiadamente produzidos do punk-rock dos anos 70. A busca por uma “pegada” de rock clássico, em uma época que as pessoas começavam a ficar acostumadas com o barulho de Sex Pistols, The Clash e Ramones. Talvez tenha sido essa a receita certa que tornaria o Dire Straits um sucesso musical desde o início da formação até os dias de hoje, treze anos após o fim da banda.
Formada em 1977 por Mark Knopfler (guitarra e vocais), seu irmão David Knopfler (guitarra), John Illsley (baixo) e Pick Withers (bateria) trouxe uma formação e uma musicalidade bem clássica. Desta forma logo a Dire Straits se tornaria um sucesso de vendas.
O clipe da canção Money For Nothing foi o primeiro a ser exibido pela MTV européia e o mais exibido pela MTV americana. A banda que mais vendeu discos na metade dos anos 80. São marcas da Dire Straits.
O que intriga é como uma banda que surgiu no meio do auge do punk-rock conseguiu sobreviver até os dias de hoje. É muito difícil encontrar pessoas que gostem um pouco de rock que não gostem de Dire Straits.
Ao pesquisar no Orkut, podemos encontrar dezenas de comunidades relacionadas a banda britânica. Entretanto uma em especial chama atenção. “Sou só mais um fã do Dire Straits” ressalta uma questão interessante. Os fãs da banda se colocam em uma posição de submissão, ou melhor, elevam a banda ao altar inquestionável.
Algumas das mensagens postas na comunidade tratam de músicas. Qual a música que os participantes mais gostam. Algumas respostas trazem de forma objetiva a preferência, como o participante Vinícius responde.
- Sem sombra de dúvidas, “Sultans Of Swing”, “Sultans Of Swing”, “Sultans Of Swing” – postou Vinicius.
Outra mensagem que corrobora a hipótese de que a Dire Straits transcende os tempos, é a mensagem de um internauta denominado “Claudião”, ele relembra “Sultains of swing, eu e meu pai adoramos essa música, escuto desde quando não me lembro...desde molequinho...”
Igualmente o início da carreira, a banda terminou sem confusão de forma discreta. Seguindo o lançamento de Live at the BBC, uma coleção de gravações ao vivo de seus anos anteriores, a banda terminou sem alardes em 1995, após Mark Knopfler expressar não querer mais grandes turnês, partindo para um trabalho em tempo integral em material solo e trilhas sonoras de filmes, enquanto os outros integrantes partiram para carreiras distintas.
Se você sair perguntando para as pessoas o que elas mais gostam na banda, ou o que mais chamam atenção na música deles. A resposta deverá ser quase uníssono, Mark Knopfler. Não, ele não era o principal da banda, mas com certeza fazia a diferença. Knopfler nasceu na Escócia e é um guitarrista britânico considerado por muitos um génio da guitarra, é bastante idolatrado principalmente pelo seu estilo alternativo de tocar. Este estilo alternativo que junto a Dire Straits colocou “MK” no patamar dos maiores guitarristas de todos os tempos.
Mark Knopler é apontado por alguns fãs o causador do fim da banda e por diversas vezes fora questionado sobre o tema. Quando perguntado se a banda realmente acabou a sua resposta é "To get the group toghether is a lot of work, but it’s always a wonderful thing to do!", ou seja, para manter a banda junta dá trabalho, mas isso é uma coisa maravilhosa de se fazer.
O fervor por Mark Knopfler é tamanho que o guitarrista já pode ser considerando uma lenda viva. A intensidade dessa estória chega ao seu ápice em janeiro de 2001, depois de ser condecorado no ano anterior com a medalha da Ordem do Império Britânico, dado pela rainha Elizabeth no Palacio de Buckingham; Mark Knopfler foi homenageado de uma forma inusitada: um fóssil de dinossauro recentemente descoberto recebeu seu nome. Segundo os paleontólogos que fizeram a descoberta, a música dele foi fonte de inspiração durante os trabalhos.
A dica do VINIL ROCK CAFÉ é para que você curta muito Dire Straits. O último álbum do Knopfler traz a canção “What it is”, som muito bom de se curtir.
Feito e até mais!!!
Recchia

Links onde você pode encontrar mais coisas sobre a D.S. e M.K.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dire_Straits
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mark_Knopfler
http://www.dsrc.com.br/page/index.htm
http://www.mark-knopfler.com/
http://www.vh1.com/artists/az/dire_straits/bio.jhtml
http://sonora.terra.com.br/templates/artistMusics.aspx?idArtist=16684

Nenhum comentário: