segunda-feira, 29 de junho de 2009
Jornalismo para ministro ver
domingo, 28 de junho de 2009
PEC torna obrigatório o diploma de Jornalismo para o exercício da profissão
A Proposta de Emenda Constitucional que o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) irá apresentar na próxima quarta-feira (01/07) altera o artigo 220 da Constituição, que trata da livre manifestação do pensamento e da informação jornalística. Caso o texto seja aprovado, será acrescentado o artigo 220-A, que trata da obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão.
“O exercício da profissão de jornalista é privativo do portador de diploma de curso superior de comunicação social, com habilitação em jornalismo, expedido por curso reconhecido pelo Ministério da Educação, nos termos da lei”, diz o texto.
A proposta, que já está sendo chamada de PEC dos jornalistas, abre duas exceções para a atividade jornalística sem a graduação na área. O colaborador, que, “sem relação de emprego, produz trabalho de natureza técnica, científica ou cultural”; e o jornalista provisionado, que já possui registro profissional regular.
Na justificação, Valadares afirma que a “principal atividade desenvolvida por um jornalista, no sentido estrito do termo, é a apuração criteriosa de fatos, que são então transmitidos à população segundo critérios éticos e técnicas específicas que prezam a imparcialidade e o direito à informação. Isso, sim, exige formação, exige estudo, exige profissionalismo”.
Em entrevista ao Comunique-se na última quarta-feira (26/06), Valadares informou que havia coletado 30 assinaturas para a apresentação da proposta, três a mais que o mínimo necessário. “Eu estou coletando as assinaturas pessoalmente”, afirmou.
Ontem, a assessoria do senador informou que o número de assinaturas chega a 50, “mas ele quer obter um respaldo ainda maior e continuará coletando até o dia da apresentação”.
PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº , DE 2009
Acrescenta o art. 220-A à Constituição Federal, paradispor sobre a exigência do diploma de cursosuperior de comunicação social, habilitaçãojornalismo, para o exercício da profissão de jornalista.
As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do § 3º do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte Emenda ao texto constitucional:
Art. 1º A Constituição Federal, passa a vigorar acrescida do seguinte art. 220-A:
Art. 220-A O exercício da profissão de jornalista é privativo do portador de diploma de curso superior de comunicação social, com habilitação em jornalismo, expedido por curso reconhecido pelo Ministério da Educação, nos termos da lei.
Parágrafo único. A exigência do diploma a que se refere o caput é facultativa:
I – ao colaborador, assim entendido aquele que, sem relação de emprego, produz trabalho de natureza técnica, científica ou cultural, relacionado com a sua especialização, para ser divulgado com o nome e qualificação do autor;
II – aos jornalistas provisionados que já tenham obtido registro profissional regular perante o Ministério do Trabalho e Emprego.
Art. 2º Esta Emenda Constitucional entra em vigor na data de sua publicação.
Está notícia foi re-publicada a partir do Blog http://lucianomiranda.wordpress.com/
EUA 2 X 0...
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Confirmada a morte...
quarta-feira, 24 de junho de 2009
Pra foooooooooora!
Festa do Vinil...
Áudio Etílico
Rosa Negra
Alkalina
Superphonics
Está na ISTOÉ
quinta-feira, 18 de junho de 2009
E agora?
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Marvin Gaye...
Felipe Muller é o novo reitor da UFSM
Oficializado na madrugada de quarta feira após o fim da apuração a vitória da Chapa 2 com 6936 votos contra 4628 da Chapa 1.
Com 61% dos votos válidos, o atual vice-reitor Felipe Muller é o escolhido para comandar a Universidade Federal de Santa Maria. A apuração encerrou na madrugada desta quarta feira e logo após a confirmação da vitória os apoiadores do reitor eleito começaram a festejar em Santa Maria.
A Universidade Federal de Santa Maria foi às urnas na última terça feira. A missão era escolher quem substituiria o reitor Clovis Lima. Duas chapas concorriam no pleito da instituição. Paulo Burmann, coordenador de pós-graduação do curso de Ciências Odontológicas e Martha Adaime pela Chapa 1, e o atual vice-reitor Felipe Muller e Dalvan José Reinert na Chapa 2.
Durante todo o dia dezessete mesas receberam os 11803 votos entre professores, funcionários e alunos da universidade. A apuração começou depois das 23h30min no salão do Parque Hotel Morotin em Santa Maria. As duas últimas urnas a serem contabilizadas foram as de Palmeira das Missões e Frederico Westphalen. Mas o cenário já parecia irreversível. Pois desde a primeira urna o candidato de situação despontava na frente na contagem dos votos.
Muller vencia a consulta por larga margem de votos. A diferença só ficou menos elástica quando foram contabilizados os votos das urnas do Hospital Universitário, Centro de Ciências da Saúde e do Centro de Ciências Naturais e Exatas. Áreas de influência do professor Burmann. Mas ainda assim não foi o suficiente, Muller conseguiu expressiva votação em outros setores da UFSM, por exemplo, as urnas do Centro de Ciências Rurais que tiveram 1590 votantes e destes 1490 ficaram com o vice-reitor.
Felipe Muller teve sua vitória oficializada às 01h05min com 6936 votos a seu favor, anúncio feito pelo juiz eleitoral Ulysses Louzada do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), atendendo ao convite para que o tribunal desse assistência na apuração da consulta. Com 42 anos professor se torna o reitor mais novo da UFSM.
Pelos próximos quatro anos Muller terá a missão de administrar a maior instituição de ensino do Estado. Com um orçamento maior que o da prefeitura de Santa Maria. Em 2008 as verbas da UFSM chegam aos 456 milhões de reais. Já a cidade sede da instituição precisa se manter com 335 milhões de reais.
Arnaldo Recchia – Da Hora
terça-feira, 16 de junho de 2009
O velho boteco do seu Zé
Nós tinhamos um amigo que era uma mistura de argentino com roqueiro britânico, excelente guitarrista e fumante compulsivo. Era craque em tocar Amigo Punk e qualquer canção dos Cascavelletes. Um dia ele tocou no boteco e junto com ele uma menina que agente não conhecia direito. Os dois fizeram um cover muito massa de Iggy Pop. A música era Candy e a tal menina fez a parte da Kate Pierson. Nós achamos do c*** a apresentação dos dois. A essência do rock, bem o que a gente curtia. Eis que perguntaram para o seu Zé o que ele achara. Para surpresa de todos ele disse "que o 'Hermano' até que era mais ou menos, mas a menina ia ter que aprender a tocar e cantar para subir no palco do bar dele". O espanto foi geral, o Hermano tocava no boteco de graça e bem ainda, a menina agradou a todos. O seu Zé além de chato foi muito mal educado.
segunda-feira, 15 de junho de 2009
O agente bom de corte! Péssimo.
domingo, 14 de junho de 2009
Mudança na bateria da Rosa Negra
Uma suburbana e negra rosa acústica!
A Rosa Negra tem mais estrada, mas ainda patina na sua formação. Ainda não se achou no palco com a nova vocalista e agora o novo baterista. Mas para o meu gosto agora a banda está no caminho certo.
Evidentemente os dois projetos sofrem severas críticas. Vários nomes consagrados do rádio, e pessoas ligadas à música e cultura me fizeram observações pessimistas, mas não as reproduzirei aqui. É capaz ter gente cortando os pulsos. (risos)
sábado, 13 de junho de 2009
Meia hora de música
Status Quo - Rockin all over the world
Stevie Ray Vaughan - Pride and joy
ZZ Hill - Down home blues
Zeca Baleiro - Blues do elevador
Stevie Wonder - Signed sealed delivered
Ray Charles - What'd I say
Jackson's Five - ABC
Marvin Gaye - Let's get it on
Janis Joplin - Piece of my heart
Deu né... primeira meia hora do vinil.
Abraço
Wirti: "Atenção turma, estão todos convidados a ir no Pub hoje!"
Turma: "Porque Wirti, o que vai rolar lá?"
Wirti: "O astro da turma vai tocar, ou seja, yo!"
Turma: UAHUAHUAHAUAHUAH
Humilde esse garoto!!!